Bullet Journal: O Jeito Clássico

Bullet Journal: O Jeito Clássico


Se você é tão viciada em Buzzfeed quanto eu ou lê blogs gringos, com certeza já se deparou com esse termo: Bullet Journal.

Na falta de blogs brasileiros que falassem sobre isso, decidi explicar tudo pra você também conseguir se organizar e acabar com esse monte de papel, aplicativos, listas e anotações espalhados por aí.

O assunto é simples, mas como a gente pode personalizar do jeito que quisermos, teremos uma série de postagens aqui no blog pra você conhecer todas as formas e escolher a que preferir. Nesse primeiro post, vamos começar pelo básico: o jeito clássico e original, criado pelo Ryder Caroll.

O QUE É?

O Bujo nada mais é do que um caderno contempla vários esquemas de planejamento e organização. Basicamente, é um planner + calendário + caderno das anotações loucas + o canto perfeito pra todas as suas listas que estão espalhadas + o bloco de anotações + forma de se organizar e ser criativo.

Ele é perfeito pra quem é – ou quer ser mais organizado, quem curte listas (filmes pra ver, séries pra assistir, coisas pra fazer) e especialmente pra galera que fica ansiosa quando pensa “Putz, eu tenho MUITA coisa pra fazer e não sei por onde começar”.

buzzfeed

COMO COMEÇAR?

O primeiro passo é separar um caderno (pequeno o suficiente pra poder andar com ele e grande o suficiente pra caber o que você quer escrever – recomendamos um no tamanho de moleskine) e uma caneta da sua preferência.

Minha maior sugestão aqui é você usar um caderno de “teste” por um ou dois meses pra ir brincando com os layouts, errar a vontade e ficar mais confortável com o jeito da coisa, pra não fazer um errinho e já querer desistir. E sim, pode usar aquele caderno que você já tem com algumas páginas riscadas. É só arrancar elas e pronto. Caderno novo em folha! 😉

SÍMBOLOS

 

Toda a premissa do Bullet Journal é fazer anotações de forma rápida, simples e direta. E pra facilitar o dia-a-dia, são utilizados alguns símbolos:

Alguns símbolos que você pode usar

Pinterest

  •  tarefa

     > tarefa postergada

< tarefa agendada

     – nota/frase

Anote eles logo na primeira página pra poder consultar quando quiser. Você também pode usar outros símbolos como quadradinhos, triângulos e o que mais quiser. 🙂

 

INDEX

CreativeLive Blog

 

Depois dos símbolos, comece a página seguinte escrevendo index no título. Essa página vai servir pra você catalogar as páginas do seu bujo, sendo um jeito mega rápido de encontrar aquela folha que você queria e sem precisar ficar procurando que nem doida. Não esqueça de deixar mais umas duas sobrando, pra caber todas as páginas que você ainda vai catalogar.

 

ENUMERE AS PÁGINAS

Você pode fazer isso agora ou ir conforme for utilizando o seu caderno. E aí é simples: anotou o que precisava, enumere a página e anote ela no index lá no começo.

 

LOG FUTURO

Boho Berry

Aqui vamos dividir as 4 folhas seguintes em 3 partes, com duas linhas mesmo, dependendo do tamanho do seu caderno. Cada parte dessa vai ser direcionada pra um mês. Anote dentro o mês correspondente e use bolinhas para eventos/aniversários (º) e demandas que tem um dia específico.

Por exemplo, no quadradinho referente a dezembro:

  • 12 – Entrega TCC

Aproveite pra já incluir viagens, datas comemorativas (natal, páscoa, dia dos namorados) e coisas importantes que você já sabe que vão rolar durante o ano.

 

LOG MENSAL

Bullet Journal – Site Oficial

Existem vários jeitos de ter todo o seu calendário mensal de forma a visualizar ele completinho, de uma só vez. A forma mais fácil e que o Ryder Caroll recomenda é simplesmente fazer uma lista, com os dias do mês e a inicial do dia da semanal. Assim ó:

Fevereiro

1 – s (segunda)

2 – t (terça)

3 – q (quarta)

E por aí vai. Aqui você pode detalhar mais datas do que no log anual/futuro, preenchendo com todas as datas importantes do seu mês.

 

BRAIN DUMP / TAREFAS DO MÊS

Na página ao lado do log do mês, coloque todas as tarefas que você quer realizar naquele mês, mas que ainda não tem datas certas. Por exemplo:

  • Organizar caixa de fotos
  • Pintar parede do escritório
  • Fazer 3 receitas novas esse mês

Com tudo isso pronto, vamos para a parte mais prática da coisa toda.

 

DAILY LOG / DIÁRIO

Tiny Ray of Sunshine

Usando os símbolos que expliquei ali em cima, é só você colocar o título (dia/mês) no início da página e ir escrevendo as suas tarefas e ir ticando conforme for fazendo.

Use o  para fazer anotações simples, como: “– ganhei um porta retrato de presente!” 

 

MIGRANDO TAREFAS

Ok, você colocou lá nas suas anotações diárias que precisava fazer uma cópia da chave da sua casa. Mas aí você esqueceu e não ticou a tarefa.

Pra ela não morrer no limbo das tarefas esquecidas, uma vez por semana e/ou em todo final de mês, volte as páginas para revisar e ver se nenhuma tarefa ficou perdida. Se ela ficou, simplesmente adicione o símbolo certo (se ela foi pra um dia específico ou > se você colocou elas na tarefa sem data) e anote ela no dia atual ou na sua lista de tarefas do mês.

 

COLEÇÕES

A maior graça do Bullet Journal é que além dele te ajudar a se organizar com suas tarefas do dia-a-dia, você pode simplesmente usar a próxima página para o que quiser. Uma das primeiras listas que muita gente cria é a de Filmes para Assistir e ir colocando bullets antes dos nomes e ir dando check quando for assistindo.

E no caso, você não precisa de um caderno ou espaço separado pra fazer essa lista ou até pra anotar aquela receita que a sua tia decidiu te passar depois do jantar. É só usar a próxima página vazia, enumerar ela e anotar no index.

 

TÁ. E AGORA?

Lisa’s World

Agora é só você continuar anotando e seguindo as suas tarefas, pequeno gafanhoto. Nós próximos posts eu te explico como deixar o seu bullet journal com a sua cara e outras dicas e hacks pra você se apaixonar mais ainda por esse caderninho salva-vidas.

Se você for uma pessoa criativa, pode deixar seu caderninho todo colorido, usar canetas diferentes, washi tape e o que mais quiser pra deixar ele bonitão. Mas se não for sua praia, não se preocupe – qualquer caneta velha e caderno funcionam.

 

Ficou alguma dúvida? É só usar os comentários! 😉

Comments

comments

No Comments

Post A Comment