Planner Peace | Tchau procrastinação! Técnica Pomodoro
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Tchau procrastinação! Técnica Pomodoro

Tá vendo aquelas duas horas ali que você perdeu porque ficou enrolando quando precisava fazer algo? Esse tempo já vôou mas você pode fazer algo para não procrastinar mais quando tiver alguma tarefa. Conheça a técnica pomodoro!

O nome da técnica vem de pomodoro, esse timer que a gente usa na cozinha, com formato de tomatinho. Fofo, não? O método foi criado por Francesco Cirillo, em 1980 e até hoje ajuda muita gente a estudar, trabalhar e até escrever um post de blog. 😉

E ele ajuda a gente a estabelecer um “prazo” e a quebrar o bloqueio antes de iniciar algo importante que precisa ser feito.

São 6 passos que vou listar aqui embaixo, mas calma que no final do post eu dou algumas dicas pra você fazer ainda mais e em menos tempo.

 

  1. Escolha uma tarefa

Independe se você usa um Bullet Journal, algum app de to-do list ou se só tem uma coisa pra fazer. Só escolhe o que você tem que fazer, vai.

2.  Coloque o tempo no timer

Originalmente, se utiliza 25 minutos. Mas você pode usar mais ou menos tempo, dependendo do seu nível de produtividade. Nas primeiras vezes use 25 minutos, depois vá adequando.

3. Trabalhe! 

Continue trabalhando até o timer apitar.

4. Checkmark! 

Uma vez que você completou o tempo estabelecido, coloque um ✓ em uma folha de papel.

5. Pausa curta

Se você tiver menos que 4 checks (✓), faça uma pausa de 3 a 5 minutos. E aí volte ao passo 2.

6.  Pausa longa

Uma vez que você bateu mais de 4 checkmarks, ou terminou a tarefa, faça uma pausa longa de 15 a 30 minutos. Você pode inclusive aproveitar esse tempinho para tomar um banho, fazer um café a até assistir um episódio de série curtinho.

 

Ufa, terminou? Agora você pode voltar ao item 1 com uma segunda tarefa e seguir produzindo!

 

DICAS & HACKS

Eu prometi que elas iam aparecer no final do post, não é? Então se prepara e anota todas aí!

  1. Antes de começar, deixe tudo que você vai precisar já separado. Aqui entram itens como caderno, livros (já abertos nas páginas/capítulos certos), caneta, lápis e por aí vai.
  2. Caso a tarefa em questão for uma tarefa grande, como um grande relatório, quebre ela em pequenas tarefas. Ex: preparar o layout dos slides, juntar todas as informações, fazer uma análise de cada vez. Use um pomodoro para cada uma.
  3. Tenha uma lista de tarefas por perto, mas deixe ela de lado – ou até esconda! – enquanto você está trabalhando na demanda principal.
  4. Deixe o celular de lado e caso seja necessário, desligue o wifi do computador! Lembrando que essa dica só vale se a) você não precisa do celular para a tarefa e b) você não necessite de internet, como para escrever um artigo no word.
  5. Enquanto o celular está de lado e você está trabalhando no computador, utilize o website https://tomato-timer.com
  6. Deixe a procrastinação de lado e produza ao máximo sem focar em outra coisa. É só lembrar que você escolheu uma só uma tarefa! As próximas terão a vez delas.
  7. Caso alguma distração apareça, escreva ela em algum papel próximo. Assim, no final da sessão, você pode ver o que te distrai e aí tomar medidas para evitar elas em um futuro próximo. Como deixar o celular em modo avião. 

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